sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A Influência da moda na comunicação

Desde os tempos antigos, a moda sempre foi algo relevante para as culturas ao redor do mundo, separando e criando diferenças sociais. 
Hoje em dia as coisas não mudaram muito. A moda ainda tem o poder de determinar, de certa forma, a cultura a qual você pertence, seu estilo musical preferido, dentre outros. O ser humano tem a necessidade de pertencer a algum grupo, e a moda sempre foi uma das ferramentas para que houvesse esse enquadramento.

Um dos primeiros meios de comunicação a ser influenciado pela moda foi o cinema, onde desde roupas, sapatos e até alimentos eram símbolos de referencias sociais. Desta forma, até hoje somos influenciados e tentam criar novas tendências como corte de cabelo, trajes e etc.


O personagem de James Dean em cenas de Juventude Transviada. Visual personificava a rebeldia da década de 50

O personagem de James Dean em Juventude Transviada. Visual personificava a rebeldia

da década de 50.
Leia Mais:http://vida-estilo.estadao.com.br/noticias/moda,o-cinema-e-a-maior-referencia-da-moda,1552961
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

Leia Mais:http://vida-estilo.estadao.com.br/noticias/moda,o-cinema-e-a-maior-referencia-da-moda,1552961
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
Leia Mais:http://vida-estilo.estadao.com.br/noticias/moda,o-cinema-e-a-maior-referencia-da-moda,1552961
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

Moda e Informação

Quando falamos de moda logo pensamos em modelos altas e esbeltas desfilando numa extensa passarela, correto? Nesse artigo iremos desvendar o intuito da moda em relação a comunicação.

A forma como nos vestimos representa um símbolo, uma ideologia, consciente ou não estamos passando uma mensagem através das nossas vestimentas, usamos cores, imagens, palavras, tecidos. Nossas vestimentas não servem apenas para nos proteger do frio. A primeira impressão é a que fica, correto? E o nosso “cartão de visitas” são nossas vestimentas. Por exemplo, quando surge a oportunidade de uma entrevista, você deve comparecer impecável e mostrar a melhor impressão possível, afinal uma vaga está sendo concorrida. Você não pode usar saia curta, bermuda, chinelo ou usar decote, correto? Pois esses signos passam uma informação contraria a que as empresas geralmente usam. Não passa credibilidade e comprometimento, ao contrário mostra certo desleixo e falta de profissionalismo. 

A todo momento estamos nos comunicando, todas as manhãs nos deparamos com várias roupas e escolhemos a que iremos usar de acordo com a temperatura, escolhendo a  forma que você deseja ser percebido pelas pessoas. A forma como se veste revela sua classe social, seus pensamentos, seus gostos, seu tipo de trabalho, revela quem você é. O uso da indumentária foi adotada seguindo três valores, a proteção contra frio e calor, o pudor, que não podemos adotar como base de estudos quando falamos de culturas naturalistas que andam nus e o por último o fator mais importante, o uso da indumentária como adorno. As roupas se tornaram uma forma de expressão da humanidade. 

As vestimentas mostram valores da sociedade, mostram gestos, quando estamos de luto usamos roupas escuras e quando buscamos a ideia de paz utilizamos roupas brancas. E na cultura indiana roupas brancas são sinônimo de luto. 

Podemos entender que moda não é apenas roupas, o conceito de moda é muito mais amplo, é a música que você gosta, é o carro que você deseja, é o smartphone que você utiliza, podemos considerar que a moda está atrelada a diversas formas de expressão. 

Referencias

Moda: o que ela influencia na sociedade ?

"A Sociedade Contemporânea enquadra- se perfeitamente na concepção e regularização da moda, onde a efemeridade e busca pela novidade são imperativos para sua existência, sendo o sistema da moda a principal referencia para a constituição da sociedade atual, caracterizada pelo hedonismo, fugacidade, transitoriedade e moldada pela dicotomia de estar ou não estar na moda, ou seja, pertencer ou não pertencer”. (Carolina Boari Caraciola PUC/SP)

Hoje vivemos a era do chamado "consumismo em massa" que surgiu na década de 1920, e com o avanço das tecnologias e o aperfeiçoamento nas condições de pagamento, como o cartão de crédito, onde com ele temos muito mais facilidade independentemente de nossas condições. Atualmente nos espelhamos muito em figuras publicas, ou em pessoas que admiramos, isso graças as mídias que acabam de uma forma direta ditando a moda. Costumamos dizer que a moda quem faz somos nós, não necessariamente precisamos ter um padrão a seguir, mas sim, referencias para nos embasar.


Resultado de imagem para indo as compras

A moda na era tecnológica

A moda está em constante evolução e nos últimos anos a tecnologia tem influenciado o mundo da moda.
Sabemos que a tecnologia vem contribuindo para a produção na moda, porque tem reinventado formas cada vez mais modernas e interativas, possibilitando o desenvolvimento de peças cada vez mais confortáveis diferentes e práticas. Por isso, hoje na moda isso tudo é conhecido como tecnologias vestíveis, e em inglês como Wearables, são peças de roupas ou acessórios de alta tecnologia que contém um ou mais sistemas inteligentes embutidos, como exemplo impressão 3D, que seriam roupas concebidas sem agulhas, tecido tradicional e linha, todo impresso em 3D.
Temos também joias com dupla finalidade como anéis, colares, abotoaduras, pulseiras, todos podem enviar alertas de emergências, como monitorar sua dieta, saúde e sono, também é resistente à agua. Temos outros exemplos de tecnologias vestíeis como roupas solar, bolsa auto falante entre outros produtos bem interessantes.

Por isso galera, vamos ficar sempre atualizados na moda porque a cada ano temos coisas extraordinárias que estão e vão sempre nos surpreender no mundo da moda.




Referências

Moda em tecnologia, sociedade e trabalho.

A moda na sociedade atual tem influenciado o mundo com suas tecnologias e tendências, e conceito de estilo. A indústria da moda vem usando e abusando de novas ideias tecnológicas, na produção de produtos novos, desde roupas 3D e roupas com repelentes, artigo do site (stylourbano.com, escrito por Renato Cunha) além de novas formas de vendas, com aplicativos de compra, lojas online, e entrega a domicilio. A praticidade nos dias de hoje é a nova moda utilizada no mundo do homem moderno.

A indústria da moda tem empregado milhões de pessoas pelo mundo, tendo um faturamento anual de 170 bilhões por ano no Brasil. mas algumas empresas deste ramo abusam muito do trabalho escravo, grandes marcas usam deste tipo de mão de obra, desde á colheita do algodão até na fase de corte e costura. Mas mesmo assim é um dos maiores mercados mundiais em produção e faturamento no mundo. A moda no ambiente de trabalho, ela também é exigida pelas empresas, algumas querem roupas formais sérias e que necessita mostrar a seriedade do ambiente, já em outros não se pede um padrão e já se deixa o funcionário abusar do seu estilo e seu próprio conceito de moda.

Há alguns anos atrás, se falava muito em moda como um meio alienado de as pessoas seguirem um padrão, hoje em dias as pessoas abusam do seu estilo e essência, e mostra no corpo com tatuagens, e nas roupas suas ideias e modo de vida para a sociedade, além da influencia que sofremos por um artista em grande destaque, musica e religião. A moda se tornou diversificada e deixando o estilo evidente de cada um e formando esse novo padrão deste novo mundo moderno e tecnológico

Conceito de novas tecnologias

Com e revolução industrial, e com o avanço de novas tecnologias ao longo dos anos até hoje, esta revolução, não ajudou somente para a fabricação de maior números de peças produzidas, mas o material usado, se tornou mais confortável, alguns absorvendo melhor a umidade do corpo, e alguns tecidos que não amassam, não se desfia, não encolhe e não molha, assim aumentando a qualidade e vida útil do produto fabricado.

Além destas tecnologias, a moda vem se modificando, com o avanço de novas ideias tecnológicas, um artigo do site stylourbano.com, escrito por Renato Cunha, escreveu sobre umas das ultimas tecnologias no ramo da moda, como: Roupa de Impressão 3D, Roupas interativas por NFC, Modelos e desfiles virtuais, Tecidos que mudam de cor, Tecidos de auto cura e repelentes a água, este site explica detalhes e curiosidades destes destaques.:

http://www.stylourbano.com.br/5-inovacoes- tecnologicas-prontas- para-mudar- a-industria-da- moda/

A indústria tecnológica da moda vem cada dia se inovando ainda mais, e mostrando que a moda pode ser mais do que se vestir e mostrar seu estilo, mas é uma das grandes indústrias de maior influencia no mercado mundial e na vida das pessoas, e que influencia na vida das pessoas sutilmente, como um sussurro no seu ouvido, e fazendo muitos amar esse mercado.


 Blogueiras de moda vestem modelos da da designer israelense Danit Peleg
Blogueiras de moda vestem roupas impressas em 3D da designer israelense Danit Peleg
mass

A agência Criart




Dispostos a ouvir, falar, sentir e nos adequar a cada um de nossos clientes e com foco em tornar simples ideias em grandes realizações, a Criart tem o objetivo de perceber as necessidades para traduzi-las em resultados satisfatórios, e então, criar novos relacionamentos. Desta forma, consideramos único cada cliente e sua necessidade, de forma que nos motivamos a crescer enquanto o motivamos a crescer também.