Para que haja uma comunicação, é necessário que o emissor passe a mensagem correta para o receptor. Desta forma, algumas pessoas tem dificuldade de se expressar, o que dificulta muitas vezes o bom andamento do diálogo e até a forma em que se é interpretado.
Para isto, listamos abaixo algumas dicas para que tudo corra bem:
1. Confie em você: Saiba demonstrar que o que está falando é de fato verídico e interessante. Seja esta expressão de forma corporal, ou até mesmo pesquisando antes sobre o assunto que será tratado.
2. Aperfeiçoe seu vocabulário: Na verdade, se adaptar ao contexto da conversa de forma com que o vocabulário usado esteja apto para aquele momento, e saiba o verdadeiro significado das palavras usadas. Entenda que em uma conversa, muitas vezes a ideia não é escolher as palavras mais longas e difíceis na hora de construir uma frase, mas buscar clareza na hora de falar, o que facilita a compreensão e interpretação.
3. Saiba ouvir o próximo: Aliás, é necessário para ter uma conversa, não é mesmo? Até mesmo porque torna a conversa muito mais agradável. Tente mostrar que está realmente interessado e prestando atenção no que o outro tem a dizer.
4. Use a linguagem corporal: Sim, o corpo também fala! Na verdade muitas vezes a linguagem corporal acaba contextualizando de forma emocional o que se diz naquele momento, e torna o diálogo mais fácil de ser interpretado. Desta forma, é necessário que se domine para até mesmo passar confiança no que está sendo dito.
5. Se acalme: Em um conjunto, precisamos ter calma para tentar passar a mensagem que queremos transmitir. É de extrema importância que em um diálogo, seja ele importante ou não, que você tenha confiança. E caso fique, que essa "afobação" não torne o diálogo um pouco embaraçoso e não acabe atrapalhando a conversa. Respire fundo e controle esta ansiedade.
E aí, prontos para uma conversa? :-D
Nenhum comentário:
Postar um comentário